Diferenças entre lesar e lesionar

Home / Gramática / Semântica / Diferenças entre lesar e lesionar

Diferenças semânticas demarcam os verbos lesar e lesionar, por isso esteja atento(a)

Curtidas 0

0

Compartilhe

Um aspecto relevante tende a sobressair ao nos dispormos a falar sobre lesionar e lesar – o fato de os pressupostos ortográficos se encontrarem intimamente relacionados à semântica, ou seja, a ciência que se ocupa do estudo do significado que as palavras apresentam.

Diante dessa realidade linguística, digamos assim, lesionar e lesar, por apresentarem algumas semelhanças gráficas e sonoras, costumam ser alvo de alguns questionamentos, tropeços e por que não dizer “desvios” cometidos por aí.

Dessa forma, cabe ressaltar que o dicionário Houaiss considera essas palavras como sinônimas, cuja acepção semântica se refere a “causar lesão física”. Nesse sentido, caso a intenção do emissor seja dizer que alguém se encontra ferido, contundido, tanto podemos afirmar que ele está LESADO como LESIONADO.

No entanto, cabe ressaltar acerca de outro detalhe, também relevante, e que se aplica somente ao verbo lesar: o fato de ele apresentar outro sentido, revelado pelo ato de violar o direito de alguém, prejudicar moralmente, ofender. Constatemos, pois, um exemplo:

Não se sinta lesado, por isso, procure seus direitos.

Em face das elucidações aqui firmadas, recomendamos a você que sempre opte por utilizar o verbo “lesionar”, caso o sentido se refira à lesão física.

Voltar ao topo