Funções morfossintáticas do adjetivo

Home / Gramática / Sintaxe / Funções morfossintáticas do adjetivo

O adjetivo desempenha distintas funções morfossintáticas: a de adjunto adnominal, predicativo do sujeito e predicativo do objeto

Curtidas 0

Compartilhe

Funções morfossintáticas... Porventura, tal assunto o (a) remete a algum assunto antes visto? Simples, não? Sim, pois o próprio nome já nos retrata pistas evidentes de que o aspecto que prepondera nessa questão diz respeito à análise sintática e à análise morfológica, simultaneamente. Mas, você pode não se recordar... não se preocupe, acesse o texto “Análise sintática e análise morfológica

Conceitos relembrados, não é preciso ir muito além para constatarmos que o adjetivo, em se tratando desse caso, além de se posicionar enquanto classe gramatical, ainda desempenha funções sintáticas distintas – as quais serão constatadas a partir de agora.

# Adjunto adnominal Desempenhando tal função, o adjetivo acompanha diretamente o substantivo de uma forma direta, sem haver intermediação do verbo. Vejamos, pois alguns exemplos:

- As garotas simpáticas foram recepcionar os convidados.

- As águas da chuva causaram danos irreparáveis.

Constatamos que os termos em destaque, uma vez representados por um adjetivo e por uma locução adjetiva, assumem a posição de adjunto adnominal.

# Predicativo do sujeito –Tal posicionamento se dá pelo fato de fazer referência ao sujeito da oração, por intermédio ou não de um verbo de ligação. Observe os exemplos abaixo:

A paz é necessária.

Ficamos insatisfeitos.

Inferimos que os adjetivos “necessária” e “insatisfeitos” conferem uma qualificação ao sujeito, atuando, portanto, como predicativo.

# Predicativo do objeto –A função em evidência se manifesta pelo fato de fazer referência ao objeto, mediante um verbo transitivo, ou seja, aquele que requer um complemento.  Assim, vamos aos exemplos:

Conhecemos lugares fascinantes.

Recebemos os alunos novatos

“Fascinantes” e “novatos”atribuem, pois, uma qualificação aos complementos verbais – fato que os fazem se caracterizar como predicativo do objeto.

Artigos Relacionados