Jeito ou geito?

Home / Gramática / Ortografia / Jeito ou geito?

A palavra jeito deve ser escrita com j, conforme prescrição da etimologia da palavra

Curtidas 0

0

Compartilhe

 Por que algumas palavras da língua portuguesa provocam mais dúvidas em relação à ortografia do que outras? Um dos principais motivos para que isso aconteça está diretamente relacionado com a homofonia existente em grafemas consonânticos.

Existe homofonia (grafemas distintos que apresentam fonemas idênticos) entre os grafemas /g/ e /j/ e, por esse motivo, ficamos em dúvida sobre qual consoante devemos usar. Sendo assim, para eliminarmos de vez esse questionamento ortográfico, vamos observar a etimologia da palavra jeito e então descobrir por que ela é grafada com j e não com g.

A palavra jeito tem sua origem no latim, jactu, que significa arranjo, conveniência, destreza, finura, habilidade. Observando esse aspecto etimológico, concluímos que a palavra jeito deve seguir sua origem e ser escrita com j inicial, assim como suas cognatas, jeito, jeitoso, ajeitar, ajeitado etc. É possível observar também que a palavra jeito apresenta diferentes acepções na língua portuguesa. Observe as aplicações da palavra jeito em diferentes orações:

A menina tem jeito para jogar bola! (jeito = habilidade)

O professor explicou a matéria de um jeito diferente. (jeito = maneira)

Você não tem jeito! (comentário pejorativo ou afável)

O livro que você me emprestou deu muito jeito. (jeito = utilidade)

A gafe cometida pela apresentadora deixou todos sem jeito. (jeito = constrangimento)

Além da explicação etimológica, na qual ganha relevância a história das palavras, há ainda outro traço importante para definir a escrita da palavra em questão. Normalmente, na língua portuguesa, antes do ditongo -ei, empregamos a consoante j. Observe a ortografia das palavras que se encaixam nesse parâmetro:

laranjeira 
cerejeira 
desajeitado 
jeitoso 
queijeiro 
enjeitar 
jeira 
rejeitar 
sujeito 
sujeitar 
trejeito

Como nossa língua portuguesa é um profícuo objeto de estudo, existem exceções à regra exposta anteriormente e, sendo assim, as palavras estrangeiro, ligeiro e passageiro, por razões etimológicas, são escritas com g antes do ditongo -ei.

Portanto, a ortografia correta do vocábulo jeito é assim, grafada com a consoante j. Geito nunca mais!

 

 

Artigos Relacionados