Núcleo do objeto direto e do objeto indireto

Home / Gramática / Sintaxe / Núcleo do objeto direto e do objeto indireto

O núcleo do objeto direto e do objeto indireto é demarcado pela palavra de maior significância

Curtidas 0

Compartilhe

Imersos no universo gramatical, temos a oportunidade de conhecermos acerca de distintas particularidades preconizadas pela gramática e que, em se tratando de situações formais de interlocução, tornam-se cada vez mais presentes, aplicáveis. Assim, permeados nesse contexto, encontramos familiaridade com a chamada sintaxe, que melhor explorada, permite-nos apreender acerca das relações que se estabelecem entre as palavras, estando elas uma vez inseridas dentro de um dado contexto oracional.

Assim, avançando nossos estudos sobre o assunto, temos a oportunidade de conhecermos um pouco mais o núcleo do objeto direto e do objeto indireto, conscientes de que ambos (os objetos) complementam o sentido daqueles verbos que por si só não possuem significância completa. Dessa forma, partiremos de exemplos, obviamente, para melhor fixarmos tais conceitos:

Entregamos as encomendas aos clientes.

Temos que o objeto direto está representado pela expressão “as encomendas”, haja vista que quem entrega, entrega algo. Assim,  a palavra de maior peso em relação ao significado é, sem sombra de dúvidas, o vocábulo “encomendas”. Por essa razão concluímos se tratar do núcleo do objeto direto.

Quem entrega, entrega algo a alguém.

Portanto, “aos clientes” representa o objeto indireto do verbo entregar. Nesse sentido, temos também uma palavra de maior significância nesse objeto, demarcada pelo vocábulo clientes. Equivale afirmar que se trata do núcleo do objeto indireto.

Constatamos, por meio do exemplo estudado, que esse núcleo se constitui de apenas um núcleo, entretanto, como ocorre no sujeito, o núcleo do objeto direto e do objeto indireto podem se constituir de dois ou mais núcleos. Veja o exemplo a seguir:

Concluímos as tarefas e as pesquisas.

Concluímos o quê? As tarefas e as pesquisas.

O núcleo do objeto direto é demarcado por “tarefas e pesquisas”.

Voltar ao topo