Tem ou têm?

Home / Gramática / Sintaxe / Tem ou têm?

Na Língua Portuguesa, existem as duas formas de conjugação do verbo ter no presente do indicativo: “tem” e “têm”

Curtidas 0

Compartilhe

Na Língua Portuguesa, podemos escrever o verbo TER, no presente do indicativo, COM ou SEM o acento circunflexo, mas em situações distintas. Isso significa que as duas formas estão corretas, apenas estão conjugadas em diferentes pessoas do discurso.

As duas formas de escrever estão corretas porque se trata de uma regra de concordância verbal, na qual o verbo deve ser flexionado de acordo com o a flexão de número (singular ou plural) dos substantivos. Observe:

TEM

Escrevemos o verbo TER no presente do indicativo SEM o acento circunflexo (TEM) quando o conjugamos na 3ª pessoa do SINGULAR: Ele tem.

Exemplos:

  • Mariana tem cinco anos.

  • Ela tem uma casa na praia.

  • Ele tem muita sorte.

TÊM

Escrevemos o verbo TER no presente do indicativo COM o acento circunflexo (TÊM) quando o conjugamos na 3ª pessoa do PLURAL: Eles têm.

Exemplos:

  • Mariana e Luiz Felipe têm cinco anos.

  • Elas têm uma casa na praia.

  • Eles têm muita sorte.

Dicas:

1. Da mesma forma que o verbo TER, o verbo VIR, no presente do indicativo, também é conjugado SEM acento na 3ª pessoa do singular e COM acento circunflexo na 3ª pessoa do plural. Veja:

(Eu) tenho/venho

(Tu) tens/vens

(Ele) tem/vem

(Nós) temos/viemos

(Vós) tendes/vindes

(Eles) têm/vêm

2. O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, em vigor desde janeiro de 2009, não alterou nenhuma das formas de conjugação e/ou acentuação do verbo TER no presente do indicativo.

3. NÃO existem as formas de conjugação “teem” e “têem”.

Artigos Relacionados