Arte literária

Home / Literatura / Arte literária

A Literatura é uma das manifestações de arte e é conhecida como sendo a arte das palavras

Curtidas 0

0

Compartilhe

A Literatura é uma das formas de expressão artística. Ao longo dos tempos, os seres humanos foram desenvolvendo diversas modalidades de manifestação artística com o objetivo de (re)construir os mundos real, imaginário, psicológico e ficcional, resguardar nossa memória e registrar e representar nossa cultura e nossa história.

Algumas modalidades de manifestação artística:

Toda obra artística pode ser considerada como exemplar da expressão de sua época, de sua cultura. Isso porque a produção artística está localizada em um tempo, cultura, histórias e tradições.

LITERATURA: A ARTE DAS PALAVRAS

A arte literária está relacionada com a leitura e análise de textos verbais e, por isso, é considerada como sendo a arte construída pelas palavras. A leitura de textos, ficcionais ou não, provoca diferentes efeitos de sentido nos leitores/ouvintes e permite sair do mundo real e alcançar o mundo da fantasia.

Assim como outras artes, a Literatura não tem o poder de modificar a realidade imediata dos leitores, mas é capaz de fazê-los (re)avaliar a própria vida e seus comportamentos. Isso porque a arte literária, ao mesmo tempo que provoca a reflexão, responde a algumas de nossas inquietações por meio de construções simbólicas.

A essência da arte literária está nas palavras, em seus potenciais sonoros, sintáticos e semânticos, estabelecendo interlocução entre autores e leitores/ouvintes. O trabalho com as palavras pode ser realizado no sentido denotativo ou conotativo, sendo essa a característica essencial da linguagem literária.

LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS

A leitura de textos literários permite-nos entrar em contato com histórias de outras pessoas e/ou criadas por outras pessoas, o que nos dá uma visão ampliada e simbólica da nossa própria história e, assim, podemos compreender melhor o passado, o presente e o futuro.

Como leitores, estamos interagindo com os outros, sejam eles personagens, narradores, autores, seja com a nossa própria consciência (tomando notas, refletindo, criticando, emocionando-se etc.). Essas diferentes experiências de leitura contribuem para que possamos refletir sobre nossas identidades, (re)construindo-as.

 

Por Ma. Luciana Kuchenbecker Araújo

Artigos de Arte literária

Voltar ao topo