Literatura Brasileira

Home / Literatura / Literatura Brasileira

Fortemente influenciada pela cultura portuguesa, foi a partir do Romantismo que a Literatura no Brasil alcançou emancipação e autonomia

Curtidas 0

0

Compartilhe

A Literatura no Brasil nasceu a partir dos primeiros escritos de viajantes e missionários europeus que documentavam informações sobre a terra recém-colonizada. Embora esses primeiros escritos não possam ser considerados como Literatura de fato, por estarem demasiadamente presos à crônica histórica, são compreendidos como o ponto de partida para a formação de nossa identidade literária e cultural.

A Literatura no Brasil está intrinsecamente ligada à Literatura portuguesa. Durante muito tempo, toda produção literária esteve subjugada ao pensamento português. A partir do Romantismo, nossa Literatura emancipou-se, alcançou sua autonomia e criou manifestações literárias próprias. Sendo assim, para facilitar o estudo de nossa literatura, didaticamente ela foi dividida naquilo que conhecemos como Escolas Literárias:

Cada uma das escolas literárias apresenta características temáticas peculiares, cujos textos e autores aproximam-se em estilo e ideologia. Nesta seção, você encontrará as particularidades de cada movimento literário, assim como os principais escritores da Literatura Brasileira. Bons estudos, boa leitura!

Seções de Literatura Brasileira

Artigos de Literatura Brasileira

Voltar ao topo