Ata - formalizando e registrando informações

Home / Redação / Redação Técnica / Ata - formalizando e registrando informações

Curtidas 0

0

Compartilhe

Estando prestes de receber a visita da inspeção realizada pela Secretaria Estadual de Educação, nota-se um verdadeiro “corre-corre” por todos os setores da escola a fim de que esta possa estar de acordo com todos os requisitos pré-estabelecidos pelo órgão fiscalizador. Não conformidades? Nem pensar!

É chegado o tão esperado momento... E lá estão eles checando tudo. Mas e aquelas reuniões realizadas no intuito de discutir o Projeto Político Pedagógico da escola, os conselhos de classe, os planejamentos visando à elaboração de metas e estratégias para contornar possíveis “saldos negativos”, dentre tantos outros objetivos, onde se encontram? Infelizmente, a secretária geral não teve o cuidado de documentá-las, portanto, não há indícios que verdadeiramente as comprovem.

O atributo que se dá ao exemplo acima apenas ilustra uma situação entre tantas outras que, possivelmente, são passíveis de ocorrência. Diante de tal fato, ressalta-se a importância de uma modalidade textual cujo objetivo é documentar todos os procedimentos burocráticos inerentes a um determinado setor, seja este do ramo comercial, empresarial, educacional, dentre outros. Para tanto, referimo-nos à ata, a qual permite que todos os eventos realizados sejam registrados e, consequentemente, se tornem passíveis de comprovação, com vistas a conferir maior credibilidade por parte do estabelecimento.

Desta feita, para que possamos nos inteirar de suas partes elementares, verificaremos o exemplo que segue:
 

Ata da 1ª reunião da Escola Estadual  (nome completo da instituição de ensino)

 Aos 16 dias do mês de fevereiro de 2010, às dezessete horas e trinta minutos, no auditório desta escola, sob a presença do diretor (nome completo), reuniram-se professores e demais colaboradores no intuito de discutirem e planejarem sobre a realização das aulas que serão ministradas no contraturno, funcionando como suporte pedagógico aos alunos que se encontram de dependência em algumas disciplinas. Depois de constatada a presença de todos, o diretor explanou sobre os benefícios proporcionados pelo procedimento, elecando as opiniões de todo o corpo docente e, decididamente, se instaurou que as aulas ocorrerão duas vezes por semana durante um período de seis meses.
Firmados todos os compromissos, a reunião se encerrou, da qual eu, (nome da secretária que atende pela escola),
 lavrei a presente ata. Após ser lido e aprovado, o documento será assinado por mim e demais presentes.

São Bernardo do Campo, 16 de fevereiro de 2010.

Seguem, posteriormente, as assinaturas:
 


 

Voltar ao topo