Carta comercial - Um gênero do ramo empresarial

Home / Redação / Redação Técnica / Carta comercial - Um gênero do ramo empresarial

Curtidas 0

0

Compartilhe

Antes de delinearmos as características que perfazem este gênero circundante no cotidiano empresarial ligado a diversos segmentos, enfatizaremos a respeito de sua finalidade discursiva. Esta pode se pautar por objetivos diversos, atribuídos desde simples agradecimento em relação aos serviços prestados, reivindicação quanto à melhoria referente ao atendimento realizado, cobranças financeiras, solicitação de orçamentos, dentre outros.

Trata-se de uma comunicação na qual o discurso não se caracteriza como sendo livre, havendo sempre uma intenção específica. Em virtude desse aspecto, perfaz-se de elementos pré-determinados no que tange à sua estrutura, tais como: linguagem clara, precisa e objetiva, proferida com base no padrão formal da língua. A título de conferirmos todas essas questões elementares, enfatizaremos acerca da maneira pela qual ela se estrutura.

Semelhantemente às outras modalidades pertencentes ao gênero em foco, compõe-se de:
 

Timbre – Lojas da Economia

Local e data – Rio de Janeiro, 12 de fevereiro de 2009.

Identificação do destinatário – Atacadista Popular

Epígrafe ou ementa – retrata o assunto que rege o documento:

Atraso na entrega da mercadoria

Vocativo – Prezados senhores

Texto:

Em virtude da não entrega da mercadoria solicitada, gostaríamos de demonstrar nossa insatisfação em relação aos serviços prestados pela empresa. Solicitamos que tomem as devidas providências no intuito de satisfazer às nossas expectativas a fim de que possamos manter nossa parceria.

Certos de contarmos com a vossa compreensão, agradecemos.

Despedida:

Atenciosamente

_____________________
(Assinatura do responsável pelo setor)


 

Voltar ao topo