Dicas para escrever uma boa dissertação

Home / Redação / Redação no Enem e em concursos / Dicas para escrever uma boa dissertação

Ter o hábito da leitura é o primeiro passo para quem quer escrever bem, sobretudo para quem quer escrever uma boa dissertação

Curtidas 0

Compartilhe

Escrever bem é fundamental para quem quer obter sucesso na prova de redação de concursos e vestibulares. Essa habilidade pode ser útil em diversas esferas, já que a escrita está intrinsecamente relacionada com uma boa comunicação, e todos nós sabemos que se comunicar bem pode fazer toda a diferença!

Falando em vestibulares, você sabia que o formato de redação escolhido por grande parte deles é a dissertação-argumentativa? Nesse formato textual, o candidato deve apresentar uma tese inicial e defendê-la ao longo do texto. Tarefa que pode parecer simples para alguns, para muitos é motivo de dor de cabeça, sobretudo para quem não conhece algumas técnicas que podem facilitar a escrita. Pensando nisso, o sítio de Português elaborou para você cinco dicas para escrever uma boa dissertação.

1. Leia o tema com atenção: O tema é oferecido por todos os vestibulares e você deve ficar muito atento àquilo que é solicitado. Quando o candidato é bem informado e possui conhecimento prévio sobre o assunto, certamente terá muito mais facilidade para escrever. Mas quando pego de surpresa, a coletânea pode ser uma verdadeira “tábua de salvação”, assim como o cuidado com o tema proposto.

2. Atenção aos sentidos do tema: Leia o tema não apenas de maneira denotativa, mas também de maneira conotativa, isto é, vá além dos significados que pretensamente estão contidos na superfície do tema. Leia nas entrelinhas, tente extrair o máximo possível do tema proposto.

3. Delimite o tema: Esse é um passo importante para a compreensão do tema. Reestruture-o com suas próprias palavras, essa é uma técnica que pode ajudar você a interpretar aquilo que é solicitado. Delimitar significa também não extrapolar aquilo que é pedido, erro que muitos candidatos cometem e, por isso, acabam por cometer exageros de interpretação.

4. Saiba com antecedência qual é o objetivo final de seu texto: Para saber o objetivo final de seu texto, faça um breve esquema hierarquizando suas ideias, pois essa técnica ajudará na definição do propósito de seus argumentos previamente elencados.

 5. Reflita sobre os argumentos elencados no esquema: Ao refletir sobre os argumentos com antecedência, você poderá escolher aqueles que mais condizem com o tema, evitando assim a fuga ao assunto, erro que pode descontar muitos pontos de sua redação.

Nossas cinco dicas de dissertação apresentam técnicas que podem ajudar você a estruturar sua redação, mas não farão muito sentido se você não for um leitor ativo e capaz de extrair significados daquilo que lê. Portanto, ter o hábito da leitura é imprescindível na hora de elaborar seus argumentos. Siga nossas dicas à risca e bons estudos!

Artigos Relacionados